Análise: Guacamelee!

postvbcv2 copy

Há muito tempo não sentia essa vontade de gritar lucharan!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Guacamelee! jogo indie de gênero plataforma e exploração,  criado pelo Drinkbox Studios está atualmente disponível para PlayStation 3, PlayStation Vita, PC, PlayStation 4 e Xbox One. Guacamelee! é repleto de piadinhas que farão você rir feito retardado e cair da cadeira, além de referências tão engraçadas e bem feitas que você vai se perguntar “Porque não joguei ele antes?”

notas de analizessinopse

A estória gira em torno de Juan Aguacate que desde cedo sonhava em ser um LUCHADOR!!!,  mas acabou apenas vivendo a sua vidinha como agricultor em suas plantações de agave. Durante os preparativos para o festival , caveiras aparecem e atacam a cidade. Juan corre para salvar seu amor, “A Filha de El Presidente”, mas acaba sendo morto por Carlos Calaca, que veio do mundo dos mortos e pretende usar a filha de El Presidente como sacrifício para seus fins não legais.  No mundo dos mortos Juan encontra a máscara de lutador que o transforma em um LUCHADOR!!! –  não um lutador, e sim um incrível LUCHADOR!!! – e agora Juan tem que vagar pelo mundo dos vivos e dos mortos em busca de poderes para derrotar El poderoso Calaca e reaver sua amada. 

notas de analizesjogabilidade

O combate lembra muito Street of Rage, onde o combate é totalmente Melee com uma mistura de Street Fighter com poderes que podem ser ligados em um único combo, mas tudo no maior estilo luta livre mexicana. A parte de exploração é totalmente Metroidvania, você vai passar por enormes mapas onde vários lugares serão desbloqueados quando conseguir novas habilidades. 

guacatroidt2

O game conta com varias estátuas Chozo que, quando destruídas, te fornecem um novo poder. Esse novo poder, diferente de outros games que apenas usam em certas partes do cenário, é explorado ao máximo, ou seja em combate ou para ajudar a chegar em lugares mais difícies que seu pulo simples não alcança. Digamos que você tem que atravessar um penhasco, mas seu pulo não chega nem a metade: você irá usar um combo com vários do poderes adquiridos para conseguir chegar do outro lado.

pogameplayst2 copy

Os poderes são bem legais e criam uma gama de possibilidades de combos muito alta. Durante o jogo também é possível comprar  novas habilidades como chutes e arremessos, deixando assim o game perfeito para os fanáticos sequencias gigantescas.

mems1t2

O game também conta com a duas versões do mesmo mundo, o mundo dos vivos e o dos mortos, onde objetos  podem existir em um mundo e em outro não, como também NPCs.

notas de analizemultiplayers

A parte do multiplayer sofre um pouco. Infelizmente apenas conta com multiplayer  local, onde um jogador joga com Juan e outro com Tostada a LUCHADORA!!!, guardiã da máscara que Juan usa. Muitas partes do game parecem que a dificuldade foi feita para jogar com dois jogadores. Infelizmente, se você não tiver outro controle e um amiguinho pra jogar na sua casa, vai passar a aventura forever alone, sofrendo em algumas parte com dificuldade absurda.

notas de analizes Graficos

O gráfico do jogo é realmente muito bom. Claro que é um estilo diferente que nos impossibilita de comparar esse game com um Trine 2 ou Crysis 3. O estilo de arte lembra muito o do desenho Samurai Jack, mas repleto de efeitos de sombra e luz, a impressão que dá é que os desenhos foram recortados e cada parte recortada tem animação própria. É bem legal porque da um estilo diferenciado e bem carismático.

notas de analisomzes

A trilha sonora do game é muito boa: bem animada, maioria parece remix de Mariachis, os sons de golpes também são muito bons, embora exagerados mas para o contexto desse universo são bem apropriados. O único problema é que muitas músicas se repetem muito, e isso acaba deixando você enjoado de uma ou duas das músicas.

notas de analizes

Guacamelee! é um ótimo jogo indie que vai gerar muitas risadas, tanto pelas piadas, quanto pela quantidade de referências. Incrivelmente bonito e carismático, seu único grande problema é ser um pouco longo demais, mas para os amantes de games estilo Metroidvania, este é mais um game indispensável.

Texto revisado por: Valks






postado em by levelcom categoria Análise

Adicionar um comentário