Análise – DRMs(Quem teve essa @#$% de idéia?)

drm_1
Ok, isso aqui é mais um desabafo que uma critica em si. Vendo que tudo está sendo escrito do meu ponto de vista. let’s go.
DRMs foram criados basicamente com o único incentivo de te fazer comprar um jogo original. o problema é que isso fere mais a quem compra o jogo original do que a quem baixa o jogo do Pirate Bay. vejamos alguns exemplos:

boxart-batman-arkham-city-pc

Batman: Arkham Asylum e Arkham City.
Empresas: Warner Bros./Eidos/Square Enix
Desgraça da vez: SecuROM

    Começando a lista com o pé direito, dois games excelentes da Warner, combate inovador, mecanica stealth, planar com a bat-capa, arremessar batarangs…Mas o mais importante: Chutar a bunda do coringa em todos os tres jogos.
Mas começa com o problema de instalação, a não ser que você jogue apenas nos consoles, no PC você tem apenas 5 ativações em maquinas diferentes(e 10 no mesmo PC). e a não ser que voce use a Revoke Tool do site da SecuROM, VOCÊ PERDE UMA ATIVAÇÃO!
Sério, no que estava pensando Warner? ta que era uma forma de combater a pirataria e tals. mas ja descobriram como burlar isso, e a porcaria do limite de ativações não foi removido…tudo bem que ja foi um começo terem migrado do Games for Windows Live para o Steamworks, mas mesmo assim foi metade do caminho andado apenas.

boxart-X-Blades_PS3_Box_Front

(Não consegui achar uma imagem da capa de PC com boa qualidade, mas vai, finge que é.)

X-Blades
Empresas: Topware Interactive/SouthPeak Games
Desgraça da vez: Reality Pump

    Ok, esse ja não é tão ruim, mas mesmo assim, tenho que comentar sobre, o DRM de X-Blades te permite instalar o jogo em apenas 3 computadores…POREM se voce registrar sua chave em um e-mail, você quebra esse limite de ativações e recebe uma chave de acesso permanente. que avanço comparado a outros jogos. QUE AVANÇO! O problema geral é que o DRM da Topware é tão escroto, que se você desplugar algum USB do PC, você já perde uma ativação caso não tenha registrado…mas ainda sim consegue ser melhor que o SecuROM.

boxart-fable-3

(Mais uma vez, não achei uma qualidade decente para a ilustração, sorry.)
Fable III
Empresas: Microsoft/Lionhead Studio
Desgraça da vez: Games for Windows Live

    De novo, não é o pior DRM existente, só que ele exige uma conexão permanente com a internet pra ser jogado, e você pode instalar 5 vezes por mês; Então, até agora na minha lista, esse é o que menos prejudica o comprador, porem ele será desativado para sempre na metade desse ano, então não conta.

boxart-kingdoms_amalur

(…Acho que não preciso repetir, certo?)
Kingdoms of Amalur: Reckoning
Empresas: EA Games/38 Studios/Big Huge Games
Desgraça de vez: EA Acess

    Esse com certeza é o que mais prejudica o jogador desatento, a não ser que você tenha uma conta pra tudo da EA, você não pode mais jogar esse jogo, que é apenas um jogo singleplayer…no Burnout Paradise você só perde o acesso ao modo online se você perder sua conta, mas aqui, você não pode mas jogar MESMO.
Me da desgosto dizer, mas faça uma conta e baixe o Origin antes de jogar qualquer jogo com o EA Acess. Vai te poupar muita dor de cabeça, digo por experiencia própia.

boxart-assassins-creed-iii(Ah come on ¬¬…f*ck)
Assassins Creed(Todos depois do II)
Empresas: Ubisoft
Desgraça da vez: UPlay

    Ah vai te…Eu não consigo expressar o ódio por este DRM. já me fez desistir de comprar vários jogos da Ubisoft por causa disso
Esse DRM era pra ser inovador, e como não ser inovador se voce precisa usar ATÉ NOS CONSOLES? isso mesmo, os jogos mais recentes da Ubisoft até pouco tempo usavam o passaporte UPlay, que era seu “online pass”(essa outra desgraça merece um outro artigo somente para ela, mas pra encurtar, eram as CD-Keys modernas para console).
Jogos que usam UPlay no PC não tem achievements no Steam, e sim em seu própio sistema. se é desse jeito, o que me leva a “platinar” qualquer jogo da Ubisoft então?

E com isso, acabam meus exemplos, mas o que estou querendo dizer é: DRMs são uma cria de satanás, coisas que não deveriam existir e muito menos ser vistas por olhos humanos, se voce vir qualquer um desses jogos que tiver uma DRM, caia fora, você pode estar caindo na armadilha deste cara:

dilma satanás

    É só isso por hoje, lembrando que foi uma coluna focado no humor, as análises sérias voltam em breve.






postado em by Zorakky categoria Análise, Randons

Adicionar um comentário