Análise – Gran Turismo 6

gt6 sadas

Gran Turismo 6 é um jogo de corrida exclusivo de Playstation 3, desenvolvido pela Polyphony e publicado pela Sony Computer Entertainment. Lançado em 6 de dezembro de 2013, jogo tinha a missão de continuar  como a maior referencia de simuladores de corrida no mercado.

sadsa

A história começa logo após os eventos do game anterior, a onde o mundo é ameaçado por pilotos dinossauros alienígenas do espaço, que se infiltram nos maiores campeonatos mundiais para terem livre acesso as áreas importantes do planeta e assim dominá-lo. Cabe a você, o único piloto que sabe toda essa historia tosca, ganhar as corridas e salvar os golfinhos e o mundo!

Ok, como todo simulador, não existe uma história. Então vamos começar falando um pouco das corridas e modos de jogo, No início é apresentada uma das piores mudanças: a parte de licenças. Infelizmente, o GT4 foi ultimo game que joguei da franquia e ,até onde me lembro,  as licenças para poder entrar em campeonatos poderiam ser tiradas a qualquer momento. Agora elas são liberadas com o seu progresso. Como assim? Você terá de ganhar um certo número de corridas. Quando completado esse objetivo, é liberada a oportunidade de tirar as demais licenças e participar de outros campeonatos. Isso deixou o jogo mais simplório e nos trilhos, a parte boa disso é que funciona como um tutorial, você vai aprendendo com o tempo, mas em contra-partida caso queira recomeçar o jogo, vai ter que fazer tudo outra vez, passar todas as corridas para depois ter que pegar as licenças novamente e ir para as corridas que você realmente quer jogar. Outra parte legal é que foram acrescentados novos modos de jogo além das clássicas corridas, como:

11422055256_42af8f5e0e

Red Bull x Challenge

Retornando do game anterior, conta com novos carros criados em parceria com a Red Bull. É meio que uma Formula 1/Indy exclusiva do Gran Turismo(._. acho que deve ser carro licença da formula 1).

coffe

Pausa para o café

Coffee Break é um conteúdo pensado para acabar com a repetição. Todos aqueles que jogam games de corrida, sabem que em algum momento ficarão saturados de só fazer o mesmo por horas. Então em GT6, uma das formas para distrair o jogador e não deixá-lo passar por isso, é esse modo. Nele você tem como desafio derrubar certo numero  de cones antes do tempo acabar, ou fazer determinada pontuação de drift e o teste ecológico, no qual você apenas tem um litro de gasolina e seu objetivo é chegar o mais longe na pista com apenas esse litro.

ghgfd

Missões de corrida

São desafios onde você deve ultrapassar um numero x de adversários, sem bater em nenhum lugar ou nos outros carros, chegando ao fim no tempo estimado.

Onemake

São corridas clássicas da serie a onde apenas um carro de uma marca X pode entrar na corrida. Essa talvez seja a parte mais mal explorada de GT6, você tem centenas de carros, mas poucas corridas válidas, ou seja, você vai comprar aquele fusquinha, porque você acha clássico e legal, só que o game não te dará nenhuma corrida com carros do mesmo tipo para você brincar com seu fusqueta, terá sempre que criar uma corrida no modo arcade sem nenhuma recompensa #triste.

i1I9IPDgNmpejz

Eventos Especiais

 

Tributo a Ayrton Senna:

sadsagfg

O “Tributo a Ayrton Senna” é um conteúdo especial que conta a vida de Senna em quatro partes por meio de fotografias e vídeos. Você terá que  pilotar os mesmos carros, nas mesmas pistas que Ayrton, mas o destaque fica para clássico carro Beleza Negra(o F1 Lotus 97T). Outra curiosidade legal é que algumas pistas receberam reajustes para ficar com o traçado original da década de 80. Seu principal objetivo é tentar quebrar o recorde do piloto nas pistas, realmente um homenagem bem válida a Senna.

GT Academy 2014

aas

A GT Academy é um programa de revelação/desenvolvimento de novos talentos que começou em 2008, com parceria entre o Gran Turismo e a Nissan. Ele funciona da seguinte forma: é feita uma classificação online no próprio Gran Turismo e os melhores no rank são convidados às Finais Nacionais de cada país. Aqueles que passarem na final participarão do Race Camp realizado em Silverstone, para  a ultima seleção. O vencedor passa pelo programa de desenvolvimento de pilotos desenvolvido pela própria Nissan e disputa corridas ao redor do mundo como piloto profissional(é, eu sei, foda pra carai).

Goodwood festival of speed

aweaf

Goodwood é um evento real que ocorre desde  1990, onde vários pilotos são convidados para fazer o mesmo trajeto, subindo uma colina. Todos os anos sempre participam diversos carros históricos e maquinas modernas. Em Gran Turismo, se aplica o mesmo conceito, você fará o mesmo trajeto com diversas maquinas diferentes, tentando bater o recorde.

Exploração Lunar

dsfsd

Modo que simula a missão a qual foi usado Lunar Rover. As partes legais são o cenário, a própria lua, e a corrida contra o tempo em um ambiente de pouca gravidade.

Rally de tempo do “circuito de la Sierra

i1Oebtd4lrCaScc

Evento recém chegado, é basicamente uma pista do modo Missões de corrida, só que se passa como o nome já diz, no Circuito de La Sierra, a maior pista da série Gran Turismo. Esse modo também conta com 22 carros em pista, sendo que o máximo anteriormente era de 16. Seu objetivo aqui é chegar ao fim com o máximo de pontos, que são conquistados a cada carro ultrapassado. Se ultrapassado mais de um veículo de uma vez, há a possibilidade de combos que vão dobrando ou triplicando a pontuação, um modo que lembra muito jogos arcade de corrida antigos.

vi

Gran Turismo Vision

Em comemoração ao 15° aniversario, Gran Turismo Vision nasceu. O projeto ganhou vida quando Kazunori Yamauchi(designer japonês de jogos, piloto profissional de corridas e CEO da Polyphony) questionou algumas empresas se elas criariam uma versão de Gran Turismo(Gran Turismo é o nome dado a carros esportivos de apenas duas portas no mundo automotivo). Várias empresas gostaram da ideia e começaram a projetar tais carangas, que já foram e serão lançadas. Parte mais legal do Vision são algumas empresas que estão criando a versão real e apresentando o mesmo em eventos mundiais, abaixo deixo o nome de algumas empresas que já fizeram ou farão a versão do seu caro para GT6.

Nissan ,Toyota, Volkswagen, Alpine, Audi, Bertone, Daihatsu,Ford ,GM DESIGN,Honda, Hyundai,Infiniti,

Italdesign, Giugiaro, Jordan, Lamborghini, Lexusm Mazdam, Minim, Nike Peugeot, SRT, Subaru ,Tesla, Motors, ZAGATO.

notas de analisjogabies

Quando pressionado o botão x, o carro acelera, quadrado freia, bolinha é ré. Bem, parando de besteira, a parte que mais me surpreendeu foi a jogabilidade, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar um carro que já tinha dirigido, tudo para saber realmente chegava perto da sensação real. O resultado foi ótimo, tanto subindo uma rua ingrime, maneira de fazer curvas, tudo, o carro se comportou da maneira mais realista possível. Claramente não exatamente igual, mas foi o mais próximo game que conseguiu. É surpreendente ver como cada carro tem sua diferença em pista, suas nuanças e particularidades, isso não seria nada demais se não fosse o numero de carros, que ultrapassa mais de 1200, de 50 empresas diferentes. Mesmo que uns estejam simplificados, ainda assim sua direção é bem particular e raramente você vai ver um jogo com tanto cuidado com essa quantidade de veículos.

195tnyfbppl81jpg

Agora bora de falar da minha parte favorita de games de corrida, as opções de customização. Engraçado que fiquei viciado justamente por jogar muito Gran Turismo 2 na minha infância, era incrível trocar as peças, ver seu carro ficando mais rápido, comprar pneus para certas pistas e depois só jogar com Escudo, porque ele não precisava de porcaria nenhuma…

Até o seguinte momento, a área de serviço de tuning é divido nos seguintes seguimentos:

Peças de tuning

A área qual você poderá comprar pneus, suspensão, peças para o motor, transmissão e outras modificações na carroceria.

Peças Personalizadas: Parte onde você pode fazer aquele gol, golf, corsinha,fusquinha ou chevette(tem chevette? vou ver depois :3 ) parecer um carro tunado. É divida até então três partes:

Peças externas – onde você pode comprar assoalhos, aerofólios traseiros, e retrovisores;

Rodas –  área básica de todos games de carro, onde podemos trocar rodas e o tamanho delas para parecer um rapper americano;

Medidor adicional – área nova que chegou em umas das atualizações, onde você pode colocar mais medidores no carro como medidor de pressão ou de temperatura, entre outros;

Parte de pintura – É a parte de fps aonde você pode jogar uma partida de paintball… Ok, é o lugar onde você pode pegar aquela sua ferrari e pintar ela de verde musgo ou fazer seu fusca ficar verde fluorecente, porque você acha irado, pintando rodas, carroceria e pinças de freio.

macacão

Traje de Corrida

Bem como nome diz é a área onde você pode comprar seus macacões de piloto, também pode se comprar trajes especiais de corredores renomados de diversas áreas, bom exemplo os macacões de Jeff Gordon e nosso querido Ayrton Senna.

Seviço de boxes

Nada mais é que uma área para quem gosta de carro ver as condições dos seus veículos. Lavar, trocar óleo etc…

mu

O game conta com o clássico modo tela dividida que até dois players podem jogar, grande parte negativa disso que você só poderá jogar com carros de sua garagem. Na parte online  o game fica no básico, o lobby é a melhor parte, onde em tempo real você  pode ver outros jogadores fazendo voltas de treinamento até a corrida começar. O multiplayer infelizmente não tem opções como criar campeonatos valendo prêmios ou dinheiro do game, o que tornaria as coisas mais divertidas e chamativas. Realmente nada demais até então, claramente lembrando que pode ser resolvido no futuro por meios de patchs que acrescentem novas dinâmicas de jogabilidade online.

notas dgrafie analises

Meus Olhos!!! Níveis de detalhes em cada carro de GT6 impressiona, você nota de longe que o poder do ps3 está sendo usado ao máximo, exemplo disso é criar uma corrida na chuva, onde a transição de dia para noite está acelerada. Mas nem tudo é flores, há muitos problemas, como os carros simplificados(standards), onde não há detalhamento do interior do carro e muitas vezes nem o som original, tirando a sua visualização na área da garagem. Durante a compra, os modelos ainda são lindos, mas que perto de um carro novo de GT6 tem um visual gritante.

Um grande ponto negativo é que os carros não tem nenhuma danificação relevante, ou seja, carros indestrutíveis, mas isso em parte de jogabilidade é ótimo, porque a punição já está ali em perder muitas posições e não em ter que usar um poder para voltar no tempo e fazer a curva perfeita ou dar perda total e recomeçar uma pista novamente. Muito estranho é a parte de efeitos só estarem ligados no modo online, durante o multiplayer online, se você bater, o carro não fará cosplay de paçoca mas irá reagir como se tivesse puxando pra direita, deixando de engatar tal marcha e por aí vai.

fgd

Os cenários são belos, a iluminação é incrível, a única parte que deixa a desejar são alguns dos cenários que o público da platéia são apenas papeis ou modelos em 3d do Wining Eleven do ps1, mas é algo que não importa, afinal de contas não estamos jogando para ficar vendo pessoas paradas vendo uma corrida.

Tesselação Adaptativa

A tesselação adaptativa é a tecnologia da próxima geração usada em GT6. É o melhor em termos de renderização de modelos 3D, os polígonos são divididos automaticamente e se adaptam de acordo com a distância e a posição de visualização, tornando-se mais ou menos detalhados, assim a qualidade das renderizações continua muito alta estando perto ou longe do objeto visualizado.

notas de anSomalises

Quando falamos de efeitos de som em games de corrida, queremos ouvir o som do motor clássico de cada carro que amamos e também ouvir claramente a diferença de som em cada câmera disponível. GT6 tem isso, mas um grande problema está em muitos carros simplificados que ganham um som padrão que lembra um aspirador de pó, e quando um carro que já tem seu som original tem suas peças trocadas como motor e demais peças, o som algumas vezes é substituído por  o som padrão de aspirador de pó. Mesmo assim, como já dito, pelo números de carros no game é algo razoável, já foi prometido por parte da Polyphony que futuramente sairá um patch que trará os áudios originais dos veículos que faltam.

notas de analisesfinal

Gran Turismo 6 é um game incompleto, a cada atualização o game é melhorado e novas mecânicas são acrescentadas, novos carros chegam, pistas e carros Vision e mesmo chamando o game de incompleto, é um dos games de corrida com maior variedade no mercado e que a cada atualização, vai se renovando e deixando sempre com o ar de novidade.

Texto revisado por: Joaon


 

 






postado em by levelcom categoria Análise

Adicionar um comentário